
Vacinar-se contra a febre amarela é uma proteção indispensável para visitar algumas áreas do Brasil, como a Amazônia e o Pantanal. E também é uma exigência de vários países do mundo (Austrália, Tailândia, África do Sul, Barbados; veja a lista mais abaixo) para receber viajantes brasileiros.
Muita gente perde a viagem porque não se dá conta de que precisa ter o certificado internacional da vacina -- e que a vacinação precisa ser feita 10 dias antes de embarcar. Por isso é que a gente recomenda que todo viajante que possa se vacinar tome a vacina, mesmo que não tenha uma viagem em vista a um país que exija o certificado.
Antigamente a vacina só era válida por 10 anos; depois de expirar a validade, o viajante precisava tomar um reforço. Desde 11 de julho de 2016, no entanto, a vacina contra febre amarela tem validade para a vida toda (inclusive as que foram tomadas antes da nova regra). Veja detalhes aqui.
Primeiro passo: tomar a vacina
Parece óbvio, mas não é. Eu mesma me enrolei e achei que os locais que emitiam o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) também aplicavam a vacina. Não necessariamente.O lugar de tomar a vacina é num posto de vacinação municipal ou estadual. Você só precisa da sua carteira de identidade para isso, e é grátis, sem hora marcada. Ao final, você recebe um certificado que comprova a vacinação. Guarde.
Existem postos de saúde que também emitem o certificado internacional. Era o caso do meu, então consegui resolver tudo em um só dia e lugar.
Caso na sua cidade isso não seja possível, vá ao posto mais próximo, tome a vacina e guarde o certificado de vacinação contra febre amarela que irá receber. Você vai precisar dele para a emissão, posteriormente, do certificado internacional junto à Anvisa.
Não esqueça: a vacina precisa ser tomada com antecedência mínima de 10 dias à viagem.

Certificado nacional e certificado internacional
Segundo passo: emitir o certificado internacional
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é emitido, gratuitamente, pela Anvisa.Para tirar o seu, compareça a um dos centros de atendimento (veja a lista aqui). Leve o certificado de vacinação que recebeu no posto de saúde e sua carteira de identidade. O número da identidade será incluso no CIVP.
A Anvisa recomenda criar um cadastro neste site para agilizar o atendimento, mas isso não é obrigatório (e nem me foi pedido).
O CIVP fica pronto na hora. Anexe ao seu passaporte em seguida. Viaje levando também a sua carteira de identidade.
Pegadinhas: o certificado internacional também pode ser emitido com o número do passaporte, mas não vale a pena. O passaporte tem validade menor do que a vacina. Quando expirar, será preciso emitir um outro CIVP com o número do novo passaporte.
Entre os postos de saúde que aplicam a vacina e também emitem o CIVP, pode acontecer de certos horários não baterem. No posto em que fui, era possível tomar a vacina aos sábados, mas os certificados só eram emitidos de segunda a sexta.
Terceiro passo: despreocupar-se
Saí de casa, tomei a vacina, peguei o certificado internacional e voltei gastando apenas uma hora e meia do meu dia, e só vou precisar me preocupar com isso novamente em 2023.Não quero me vacinar à toa. Que países exigem realmente a vacina contra febre amarela?
- Não precisa vacina contra febre amarela para o Peru
- Não precisa vacina contra febre amarela para a Colômbia
- Não precisa vacina contra febre amarela para o Panamá
- Não precisa vacina contra febre amarela para o México
- Não precisa vacina contra febre amarela para Punta Cana
- Não precisa vacina contra febre amarela para Cuba
- Não precisa vacina contra febre amarela para a Argentina
- Não precisa vacina contra febre amarela para o Uruguai
- Não precisa vacina contra febre amarela para a Europa
- Precisa vacina contra febre amarela para Venezuela
- Pode ser preciso vacina contra febre amarela para as Bahamas
- Precisa vacina contra febre amarela para a Bolívia
- Precisa vacina contra febre amarela para a Costa Rica
- Precisa vacina contra febre amarela para a África
- Precisa vacina contra febre amarela para a Ásia tropical
- Precisa vacina contra febre amarela para a Austrália
- Precisa vacina contra febre amarela para a Barbados
E se eu não puder tomar a vacina?
Pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; pessoas alérgicas a componentes da vacina; portadores do vírus HIV; mulheres grávidas e bebês com idade inferior a 6 meses têm direito ao certificado de isenção da vacina.E se eu perder o certificado internacional?
Não tem problema: é só pedir a segunda via a algum centro de atendimento da Anvisa.E se eu me vacinar com menos de 10 dias de antecedência à viagem?
A vacina contra a febre amarela só passa a valer 10 dias depois de tomada (até lá, inclusive, é possível sentir algum mal estar como reação à vacina). Leitores que não respeitaram esse prazo mínimo relataram ter sido barrados no aeroporto -- tanto no embarque no Brasil, quanto ao chegar no destino final. Não deixe para a última hora.Via http://www.viajenaviagem.com - Por Mariana Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário