![]() |
Pavimento do Largo São Sebastião foi construído com pedras vindas de Portugal / Foto: Washington Lins |
Milton Hatoum, em seu texto sobre Manaus, publicado no livro Brasil Imperdível, lembra que o desenho da calçada do Largo São Sebastião serviu de referência para um dos mais famosos cartões postais do Brasil:
"O piso de pedras portuguesas formado de ondas pretas e brancas inspirou o famoso calçadão de Copacabana”.Inaugurado em 1901, o passeio foi idealizado nas últimas décadas do século 19, no auge do Ciclo da Borracha. A implantação da calçada fez parte de um conjunto de obras realizado pelos magnatas da borracha, que foram responsáveis por grande parte do desenvolvimento da capital amazonense e de outras cidades da Região Norte.
Outra construção da época que merece destaque é o Teatro Amazonas, também situado no largo.
Inspiração para Copacabana
![]() |
Calçadão da orla de Copacabana foi inspirado no passeio do Centro Histórico de Manaus / Foto: Felipe Nogs |
Os desenhos eram diferentes. Porém, na década de 1920, as águas do mar invadiram a orla e a calçada carioca foi destruída. Assim, o passeio foi reformado e redecorado, seguindo o modelo amazonense.
Atrações do Largo São Sebastião
Localizado no Centro Histórico, o largo é um dos pontos turísticos mais badalados de Manaus. Bares, museus, casarões antigos e apresentações artísticas são as principais atrações do local, que é bastante movimentado no início da noite.
Via http://brasilimperdivel.tur.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário