quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Turismo em Margarita... Perigo Real ou Falta de Informação?

Playa la Caracola, Ilha de Margarita
De certo que este é um dos destinos turísticos mais cobiçados pelos brasileiros, principalmente pelos brasileiros do norte do país. Mas a onda de notícias divulgada é tão impactante negativamente que põe em xeque esse desejo. E como saber se realmente a Venezuela oferece todo esse perigo ou não?

Vista de uma das sacadas do Hotel Hesperia Isla Margarita
Por ser brasileiro e confesso apaixonado pela diversidade natural da Venezuela, me pus a pensar e então compartilhar com vocês a respeito desse tema. Passar férias atualmente na Venezuela é mesmo perigoso? De certo que perigos existem sim, isso é fato! Mas serão eles exclusividades da Venezuela ou também os encontramos no Brasil e demais países da América Latina ou pior ainda, pela Europa, África, América do Norte, etc...
Playa el Faro, Parque Nacional Mochima
Trabalhando com turismo, sempre me ponho a pesquisar sobre esse assunto e ocasionalmente encontro referências de destinos até muito mais perigosos que os da Venezuela, no entanto, não se vê tamanha divulgação desses fatos. Outro dia, olhando uma conceituada página de Portugal em uma rede social, me deparei com notícias a respeito do turismo na Venezuela, que como diz um amigo meu português, quem lê tais notícias jamais pensará em ir passar suas férias lá, o que o turista se pergunta ao ler é "Se eu for para lá, minha dúvida é se morro ao desembarcar no aeroporto ou a caminho do hotel" tamanha a brutalidade com que descrevem a Venezuela.

Serão esses fatos descritos em páginas na internet do Brasil, Portugal e outros países verdadeiros? Fato que violências existem, a grade diferença é a ênfase com que se passa essas informações. Nós do norte do Brasil, costumamos dizer que sempre que nossa cidade aparece no noticiário nacional é porque algo de muito ruim aconteceu, quem é de Manaus sabe do que estou falando. Nos dias de hoje, pleno século XXI, ainda há brasileiros do sul e sudeste que imaginam chegar ao aeroporto de Manaus e encontrar índios e animais selvagens pelas ruas, quando na verdade pertencemos a uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes,  com um dos maiores polos industriais do país. Mas as notícias focadas na violência e na nossa encantadora selva, leva muitos a não ter ideia do que verdadeiramente encontrará em Manaus. Mas isso é outra história, de um apaixonado por Manaus também, rsrs. 
Isla la Tortuga
 Voltando ao tema de hoje, não vou me valer de minha experiência pessoal com turismo na Venezuela e sim me ater a fatos. Se a Venezuela é assim tão perigosa, como explicar o crescimento hoteleiro em 40% nos últimos 2 anos, inclusive, nesse momento a Rede de Hotéis Venetur passando para administração de uma das maiores e melhores redes de hotéis da Europa,  voos regulares semanais da Argentina e do Brasil, com a duplicação do turismo receptivo no último ano e o crescimento de voos da Europa. Como se tudo isso não fosse ainda fato suficiente, esta semana fui convidado a conhecer as instalações da empresa Turpial Airlines, em Valência, onde em cia do Sr. João Figueiredo, diretor da NH Tours, uma conceituada operadora de Portugal, esta sendo organizado mais um grande investimento para o turismo venezuelano, com o lançamento da Turpial Tours com voos semanais de Manaus à Ilha de Margarita e Manaus à Valência, à partir do mês de julho/17 com um avião super moderno com acomodações em classe executiva e econômica e um enorme padrão de qualidade aos viajantes.
Sede da Turpial Airlines em Valencia na Venezuela
Diante de tudo acima descrito, penso que sempre haverá turistas satisfeitos e outros insatisfeitos, como encontramos em todos os destinos, mas com tantos investimentos no turismo e a diversidade natural que podemos encontrar na Venezuela (Mar do Caribe, Prais de Areias Brancas, Selva, Deserto, Neve, etc), acredito que a Venezuela merece um crédito que confiança de todos nós.

Visita ao hangar da Turpial Airlines
A ressalva que faço em relação a ida para esse destino, que devido a instabilidade financeira que vive o país, a melhor e mais segura forma de se viajar pra lá é através de um bom planejamento de viagem, adquirindo pacotes ou produtos com antecedência e se possível com a ajuda de uma agência ou agente de viagem de sua confiança, com experiência nesse destino.

Sacada do Hotel Venetur Isla Margarita

Por: Lucemir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário