sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Quanto eu devo levar para uma viagem de férias à Venezuela

Essa é uma pergunta recorrente de quem pretende viajar para Venezuela, e é a essa pergunta que procuraremos responder nesse artigo.


É fato e de conhecimento público, o quanto nossa moeda, o Real, está atualmente valorizado no país vizinho, mas vamos começar explicando um pouco melhor essa questão da moeda ou câmbio, como costumamos falar, ah! vale lembrar também, que não sou nenhum especialista no assunto, tá... O que estou compartilhando com você é o pouco que tenho aprendido, desenvolvendo o trabalho de agente de viagem. Mas vamos lá, tentar esclarecer as dúvidas.

Primeiramente, vamos deixar claro essa parte de câmbio, precisamos esclarecer que a moeda oficial da Venezuela é o Bolívar Fuerte e hoje (01-10-15) sua cotação oficial é 1 Real = 1,53 Bolívar Forte Venezuelano (fonte: CoinMill.com), mas claro que você já deve estar se perguntando, mas peraí, nossa moeda não está super valorizada? É verdade, mas precisamos entender um pouco desse processo. O que na verdade acontece é que existe o câmbio oficial, conforme falamos acima, mas existe também o câmbio não oficial, mas conhecido como câmbio paralelo, e é esse câmbio paralelo que faz os olhos dos brasileiros brilharem, uma vez que atualmente na fronteira está sendo taxado entre 150 a 160 Bolívares x 1 Real. Mas se acalme, não fique tão eufórico, se você está pensando assim... Se quando eu estive pela primeira vez ou alguém que eu conheço esteve na Venezuela no ano passado e o bolívar estava sendo trocado a 30bs x 1 Real e hoje está em torno de 150bs x 1 Real, então isso significa que agora posso comprar muito mais! Pois bem, esse é um mito que quero quebrar com você, vou tentar explicar pra você usando um exemplo: Ano passado eu estive em Margarita e comprei uma blusa por 500bs, o que na época em real era o equivalente a R$ 16,60, hoje ao chegar em Margarita, deverei me deparar com essa mesma blusa custando 2.490 bs, ou seja, em Real, continuará custando os mesmos R$ 16,60, será que consegui me fazer entender, rsrs... Quero dizer pra você, que os valores costumam serem corrigidos diariamente em bolívares e que em real, eles praticamente permanecem inalterados, salvo alguns aumentos em reais causados ou pela falta do produto no mercado, pela variação do dólar nas importações ou algum outro motivo cambial. Diante disso, quero te dizer, que ao meu ver, não vale a pena uma corrida para fazer câmbio na fronteira hoje, se você só pretende viajar daqui a alguns meses, já que trocando no momento de sua viagem, você deverá encontrar os preços ajustados para aquele momento, a grande sacada, seria se você trocasse por exemplo hoje, com uma taxa de 150bs x 1 real e quando fosse viajar, esse câmbio estivesse menos, por exemplo 100bs x 1 real, aí você estaria lucrando sim, mas se levarmos em consideração a instabilidade financeira que assola o país, isso poderá ser muito arriscado pra você, porque ao invés de encontrar um câmbio menor no momento de sua viagem, pode se deparar com um câmbio ainda maior, por exemplo, 200bs x 1 real e aí perderia muito dinheiro, então, minha sugestão é não crescer o olho querendo ganhar mais e correndo o risco de perder dinheiro, nesse caso o melhor a fazer é realizar a troca no momento da viagem mesmo.

Outra questão que costuma causar muitas dúvidas a quem vai viajar pra Venezuela é que moeda levar... Levo Real, levo Dólar? Pra responder essa pergunta, vou primeiro responder a outra pergunta muito comum, Onde eu devo fazer o câmbio, onde devo trocar meu real? A primeira coisa que você deverá levar em consideração é a sua segurança e a segurança de quem está viajando com você, sendo assim, o melhor a fazer será andar com o menor volume possível de cash, ou seja, dinheiro vivo. Nesse caso, voltando lá pra primeira pergunta, levo real ou dólar... levar dólar tem suas vantagens, trata-se de uma moeda forte, muito valorizada em qualquer lugar do mundo, e isso não é diferente na Venezuela, porém, o dólar tem melhor valorização na Ilha de Margarita, ou seja, deverá ser trocado na ilha, sendo assim, deverá fazer a troca de reais também na fronteira, para uso durante o trajeto, não pense em usar seu real no trajeto, nossa moeda não tem valor nas cidades que não são turísticas no trajeto, precisará estar com bolívares a partir da fronteira. Mas aí entra uma questão fiscal também, se numa fiscalização você for apanhado com dólares, esses poderão ser confiscados por uso indevido de moeda estrangeira, o permitido é que você transporte consigo a sua moeda, ou seja, o real que é sua moeda de origem ou a moeda local, no caso o bolívar, que mesmo o bolívar teria um limite, mas não se preocupe que esse limite é bem alto (segundo me informaram de fonte não segura, cada brasileiro poderia transportar consigo até cerca de 3 milhões de bolívares), mas enfim, caso opte por levar dólares, deverá transportá-los de forma bastante segura. E se eu resolver levar o real, onde devo fazer o câmbio? Uma coisa é certa, sempre a melhor taxa para o real, será na fronteira, por isso, caso esteja na ilha de Margarita e alguém lhe ofereça uma taxa mais alta que da fronteira para trocar seus reais, fuja porque é golpe! e falando nisso, vem mais uma dica, troque somente com pessoas de confiança, não se arrisque a trocar na fronteira ou em qualquer outra cidade nas ruas, procure sempre locais fixos, de preferência salas fechadas e com pessoas de confiança e aí vale uma boa dica também, peça ajuda ao seu agente de viagem, ele saberá fazer essa indicação a você, poderá lhe encaminhar a alguém de sua confiança para realizar a troca de moeda pra você. Uma sugestão é fazer a troca com seu agente de viagem, deixando acertado para receber uma pequena parte para custeio do trajeto na fronteira e receber o restante já lá na ilha, onde terá mais segurança.

Outra pergunta recorrente.. Posso pagar minhas contas na Venezuela com meu cartão de crédito internacional? Pode sim, mas não deve! Lembra lá em cima que falamos do câmbio oficial, que não chega nem a 3% do câmbio paralelo, pois é, se você comprar com seu cartão de crédito, a taxa utilizada pela operadora do cartão será a taxa oficial e aí, você tomará um baita prejuízo né, então a dica é, leve seu cartão para o caso de uma emergência, mas não pense em utilizá-lo a menos que realmente seja uma emergência.

Essas são as dicas de câmbio que eu queria passar a vocês, espero que possa ajudá-lo!

Assista também o vídeo abaixo...

Agora sim.. Quanto eu devo levar em minha viagem pra Venezuela?

Aí teremos que levar vários fatores em consideração, principalmente quanto você pretende gastar em compras, mas a grande dica é... Viaje com o máximo de suas necessidades já previamente contratadas, translados, hotéis, passeios, ferry boat, passagem aérea se for o caso. Porque se fizer todas essas reservas ainda aqui no Brasil, o primeiro ganho que você terá, será o fato de precisar levar menos dinheiro em sua viagem, já que a maior parte de suas necessidades já foram contratadas e pagas, isso já lhe proporcionará uma maior segurança e também lhe facilitará o controle financeiro da viagem, devendo ficar de fora somente as refeições e compras, por exemplo. Talvez você possa estar se perguntando, mas como eu farei todas essas reservas daqui do Brasil mesmo, antes de minha viagem? Aí novamente lhe digo que busque a ajuda do seu agente de viagem, ele com certeza terá como ajudá-lo a fazer todas essas reservas, transporte, hotéis, passeios, ferry boat, etc. no seu próprio local de origem.

Quero chamar sua atenção também, para algumas situações de atualização de preços que vem ocorrendo na Venezuela, um bom exemplo disso é o Full day Ilha de Coche, onde até junho pagávamos 3.500 bolívares e hoje esse mesmo passeio está custando 17.500 bolívares, cerca de 500% de aumento. O mesmo vem ocorrendo com algumas redes hoteleiras, onde atualmente existe uma tabela em dólar ou um valor bastante diferenciado para o público venezuelano e outro para o brasileiro e aí, novamente a dica é buscar seu agente de viagem, ele é o profissional que deverá estar capacitado a lhe ajudar nessas questões.

Pra finalizar, uma boa dica também é você poder viajar adquirindo um pacote turístico, assim, sua preocupação maior será certificar-se que trata-se de uma agência séria, com registros necessários, com veículos com a segurança e o conforto que você busca e seus documentos pessoais, porque o restante será a agência contratada por você que deverá correr atrás.

Espero poder ter respondido algumas de suas dúvidas e caso tenha outras, não exite em nos deixar uma mensagem aqui em nosso blog, será um prazer poder ajudá-lo.

Por Lucemir Santos



Artigo que também pode interessar a você... Férias em Margarita, compro um pacote turístico ou vou por conta própria?




Nenhum comentário:

Postar um comentário